domingo, 12 de dezembro de 2010

Linhas orientadoras da correccção da prova de 7/12

ESCOLA SECUNDÁRIA PROF. JOSÉ AUGUSTO LUCAS
Prova escrita de Português 12º A – Dezembro de 2010

Nota: Antes de iniciar as respostas leia todo o enunciado.                                              V 1

I – Leia o texto, constituído por cinco estâncias de Os Lusíadas, transcritas do Canto IX.


Que as Ninfas do Oceano, tão fermosas,                     89
Tétis e a Ilha angélica pintada 1,                                        
Outra cousa não é que as deleitosas
Honras que a vida fazem sublimada 2.
Aquelas preminências 3 gloriosas,
Os triunfos, a fronte coroada
De palma e louro, a glória e maravilha,
Estes são os deleites desta Ilha.

Que as imortalidades que fingia                                   90
A antiguidade, que os Ilustres ama,
Lá no estelante Olimpo 4, a quem subia
Sobre as asas ínclitas da Fama,
Por obras valerosas que fazia,
Pelo trabalho imenso que se chama
Caminho da virtude, alto e fragoso,
Mas, no fim, doce, alegre e deleitoso,

Não eram senão prémios que reparte,                           91
Por feitos imortais e soberanos,
O mundo cos varões que esforço e arte
Divinos os fizeram, sendo humanos.
Que Júpiter, Mercúrio, Febo e Marte,
Eneas e Quirino e os dous Tebanos 5,
Ceres, Palas e Juno com Diana,
Todos foram de fraca carne humana.

Mas a Fama, trombeta de obras tais,                            92
Lhe deu 6 no Mundo nomes tão estranhos
De Deuses, Semideuses, Imortais,
Indígetes 7, Heróicos e de Magnos.
Por isso, ó vós que as famas estimais,
Se quiserdes no mundo ser tamanhos,
Despertai já do sono do ócio ignavo 8,
Que o ânimo, de livre, faz escravo.

E ponde na cobiça um freio duro,                                93
E na ambição também, que indignamente
Tomais mil vezes, e no torpe e escuro
Vício da tirania infame e urgente;
Porque essas honras vãs, esse ouro puro,
Verdadeiro valor não dão à gente:
Milhor é merecê-los sem os ter,
Que possuí-los sem os merecer.
Luís de Camões, Os Lusíadas, ed. prep. por A. J. da Costa Pimpão,
5.ª ed., Lisboa, MNE/IC, 2003

1 Ilha angélica pintada: representação, pintura de uma ilha linda, que lembra um lugar habitado por anjos.
2 sublimada: ilustre, célebre.
3 preminências (por preeminências): distinções, superioridades, honrarias, louros, prémios.
4 no estelante Olimpo: na brilhante morada dos deuses.
5 os dous Tebanos: Hércules e Baco.
6 Lhe deu: lhes deu.
7 Indígetes: divindades primitivas e nacionais dos Romanos.
8 do ócio ignavo: do ócio indolente, preguiçoso.


Apresente, de forma bem estruturada e sucintamente, as suas respostas às questões que se seguem.


1 - Exponha, resumidamente, o conteúdo das três primeiras estrofes.
A resposta deve abordar os seguintes aspectos:

1ª Estrofe A lha, as Ninfas e Tétis, correspondem ao prémio, a recompensa dada aos marinheiros; os «deleites» são os triunfos, os louros;

2ª Estrofe − já os prémios concedidos na antiguidade eram atribuídos a quem se esforçava e fazia o difícil percurso da virtude;

3ª Estrofe − aqueles que hoje são deuses não passam de humanos que praticaram feitos de grande valor; daí terem recebido o prémio da imortalidade.

2 - O excerto pode dividir-se em duas partes lógicas. Apresente essa divisão indicando que marca linguística estabelece essa transição.
A resposta deve abordar os seguintes aspectos:

- 1ª parte, as três primeiras estrofes, significado da Ilha e  atribuição das recompensas;

- 2ª parte, introduzida pela conjunção adversativa “Mas”, início das considerações /reflexões do poeta

3 - Identifique o recurso estilístico presente na estância 92 e explicite a intenção que lhe está subjacente.
A resposta deve abordar os seguintes aspectos:

- trata-se da apóstrofe:  ó vós que as famas estimais”

- interpelação directa aos portugueses, aconselhando-os para o esforço e necessidade

de acordar do «ócio ignavo», da preguiça, da decadência.

4 – Nas estrofes 92 e 93 o poeta dirige-se aos seus contemporâneos e incita-os ao heroísmo. Indique o desafio que lhes é dirigido e, pelo menos, três atitudes criticáveis nos seus contemporâneos.
A resposta deve abordar os seguintes aspectos:

- desafia-os a praticarem altos feitos “se no mundo quiserdes ser tamanhos”

- três aspectos criticáveis: cobiça, ambição e tirania.

5 – Segundo o poeta, que função desempenha a “Ilha angélica” no contexto da sublimação do herói? Justifique as suas afirmações com expressões do texto.

A resposta deve abordar os seguintes aspectos:

- segundo o excerto a Ilha tem a função de premiar aqueles que se dedicaram com esforço e heroísmo a uma causa justa e nobre;
- prémio espiritual e honras em confronto com os prémios materiais;
- colocação estratégica no fim da viagem: fusão dos planos narrativos.


6 – Leia, atentamente, a seguinte estrofe retirada do Canto X de Os Lusíadas:
No mais, Musa, no mais, que a Lira tenho
Destemperada e a voz enrouquecida,
E não do canto, mas de ver que venho
Cantar a gente surda e endurecida.
O favor com que mais se acende o engenho
Não no dá a pátria, não, que está metida
No gosto da cobiça e na rudeza
Dhua austera, apagada e vil tristeza
.
Luís de Camões, Os Lusíadas, ed. prep. por A. J. da Costa Pimpão,
                                                                                               5.ª ed., Lisboa, MNE/IC, 2003
Considere a seguinte opinião sobre Os Lusíadas:

«Mas o texto é complexo e, por vezes até, contraditório. Em certos momentos exibe uma
face menos gloriosa; aquela em que emergem as críticas, as dúvidas, o sentimento de crise.»

Maria Vitalina Leal de Matos, Tópicos para a Leitura de Os Lusíadas,
Lisboa, Editorial Verbo, 2004

Fazendo apelo à sua experiência de leitura de Os Lusíadas, faça um comentário, sobre o contraste do elogio dos heróis e as críticas do poeta. O texto deverá ter entre setenta e cento e vinte palavras.

A resposta deve abordar alguns dos seguintes aspectos:

- a reflexão da estância, que inicia o epílogo de Os Lusíadas, e o texto de apoio complementam-se

- as reflexões ora criticam os contemporâneo, ora aconselham o rei

- aspectos elogioso e aspectos dignos de crítica:

- aspectos elogiosos relativo aos navegantes que se esforçaram “mais do que prometia

a força humana”

- aspectos críticos, relativo aos que ficam na sombra do rei, incultos, acomodados

acentuado pelo verso “No mais, Musa, no mais”……., invocação pela negativa….

- carácter humanista das reflexões


II – Num texto expositivo, entre duzentas a trezentas palavras, refira-se à simbologia da Ilha dos Amores, no contexto da épica camoniana. Para o efeito considere o comentário que se segue:

“ É certíssimo afirmar que o mito deve ser lido n’Os Lusíadas com os olhos de Fernando Pessoa da Mensagem: O mito é o nada que é tudo. Não existe, não é real, mas cria. Em particular dá sentido .”
Maria Vitalina Leal de Matos, A Poesia Épica de Camões, apud Manual, Plural, 12º

A resposta deve abordar, pelo menos, três dos seguintes aspectos:

- o prémio/recompensa: imortalidade
- a fusão humano divino
- a fusão dos planos narrativos
- o mítico lugar ameno: Paraíso, Campos Elíseos, lugar dos heróis
- amor e beleza absolutos
- o conhecimento




Pontuação:
I – Interpretação: 1- 20 pontos; 2 –12 pontos; 3 – 15 pontos; 4 – 18 pontos; 5 – 15 pontos; 6 – 30 pontos
II – Texto expositivo: 50 pontos

Nota: A 3ª parte, sobre aspectos da gramática, com valorização de 40 pontos, será feita numa das próximas aulas


III – Gramática

1 – Na expressão “ Tétis e a Ilha angélica pintada”, angélica é
a – um nome derivado por sufixação
b – um adjectivo, palavra primitiva
c – um adjectivo derivado por sufixação
d – um nome, palavra primitiva

2 – Na expressão “outra cousa não é que as deleitosas honras, deleitosas é
a – um adjectivo formado por prefixação a partir da palavra leite
b – é um adjectivo e é uma palavra primitiva
c – é um nome comum  formado por modificação
d – é um adjectivo formado por sufixação

3 – A flexão é um processo afixação e aplica-se a:
a– verbos,        b – nomes e adjectivos            c – nomes, adjectivos e verbos                        d – nomes

4 – Na frase “ que a Lira tenho destemperada e enrouquecida” as palavras sublinhadas são
a – ambas formadas por prefixação
b – ambas formadas por sufixação
c – ambas formadas por modificação
d – cada uma delas é formada por um processo diferente

5 – A palavra “enrouquecida” é uma palavra formada por
a – composição
b – flexão
c – parassíntese
d – prefixação e sufixação

6 – Dê atenção ao nome lira. Escreva um nome, um verbo e um adjectivo derivados de lira.

7 – Dê atenção à seguinte lista de palavras: rude->rudeza; rico->riqueza; avaro-> avareza. Assinale o significado que o sufixo atribui às novas palavras
a – acção
b – agente
c – qualidade
d – profissão

8 – Na sequência apresentada há um intruso. Transcreva-o:
transcrever, pré-escolar, pós-operatório, telefonia,  desleal, cooperante


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Teste - Estrutura

Caríssimos alunos,

Eu encontro-me adoentado. Breve passará. Independemente dissso, informo que se mantém a programação. Apesar de eu, possivelmente, não estar presente, amanhã, 7 de Dezembro, é dia de avaliação. Está tudo programado, apresentem-se pois a tempo e horas na vossa sala. A estrutura da prova é a seguinte:

Leiam primeiro bem todo o enunciado.


I - 110 pontos

Texto base - estrofes da Ilha dos Amores, final do canto IX.

5 - questões de interpretação, com valor de 80 pontos. Resposta mais sintética.

1 - questão comentário com mínimo de 70 e máximo de 120 palavaras, sobre uma estrofe de reflexão do poeta e citação de um autor. Tem a valorização de 30 pontos.

II - Escrita: texto expositivo, com valor de 50 pontos. O texto deve ter no mínimo 200 e no máximo 300 palavras.

Façam um texto articulado, com parágrafos e apelo à vossa capacidade de síntese, não ultrapassem mesmo os limites.


III - esta parte, que incidirá sobre questões gramaticais será feita numa próxima aula. Terá a valorização de 40 pontos.

Faço votos de um bom trabalho