terça-feira, 28 de setembro de 2010

Epopeia

     Poema narrativo ou ciclo de poemas cujo tema é um grande feito, ou feitos de interesse para um povo ou para a humanidade — frequentemente a fundação de uma nação ou a construção da unidade nacional — apresentando muitas vezes linhas temáticas históricas, religiosas e cosmológicas.

     As duas principais epopeias na tradição ocidental são a Ilíada e a Odisseia, atribuídas a Homero. A crítica, que considerou a epopeia homérica a mais elevada forma de poesia, considera outras obras como a Eneida, de Virgílio, a Jerusalém Libertada, de Tasso, e Paradise Lost, de Milton, elaboradas a partir da epopeia homérica. A tradição da epopeia clássica reviveu, na Europa, a partir do Renascimento, com a recuperação dos modelos poéticos e culturais da antiguidade clássica. Na literatura portuguesa, Os Lusíadas, de Camões, são o grande poema épico nacional e o mais representativo do Renascimento.

     O termo também se aplica aos poemas narrativos de outras tradições: o anglo-saxónico Beowulf e o finlandês Kalevala; na Índia, o Ramayana e o Mahabharata; e o Gilgamesh babilónico. Todos estes exemplos se desenvolveram em diferentes culturas, ajustando-se a necessidades sociais e utilizando técnicas literárias semelhantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário