terça-feira, 9 de novembro de 2010

1º Teste: Proposta de Correcção - Critérios

6
E vós, ó bem nascida segurança
Da Lusitana antiga liberdade,
E não menos certíssima esperança
De aumento da pequena Cristandade;
Vós, ó novo temor da Maura lança,
Maravilha fatal da nossa idade,
Dada ao mundo por Deus, que todo o mande,
Para do mundo a Deus dar parte grande;

7
Vós, tenro e novo ramo florescente
De uma árvore de Cristo mais amada
Que nenhuma nascida no Ocidente,
Cesárea ou Cristianíssima chamada;
(Vede-o no vosso escudo, que presente
Vos amostra a vitória já passada,
Na qual vos deu por armas, e deixou
As que Ele para si na Cruz tomou)

8
Vós, poderoso Rei, cujo alto Império
O Sol, logo em nascendo, vê primeiro;
Vê-o também no meio do Hemisfério,
E quando desce o deixa derradeiro;
Vós, que esperamos jugo e vitupério
Do torpe Ismaelita cavaleiro,
Do Turco oriental, e do Gentio,
Que inda bebe o licor do santo rio;
9
Inclinai por um pouco a majestade,
Que nesse tenro gesto vos contemplo,
Que já se mostra qual na inteira idade,
Quando subindo ireis ao eterno templo;
Os olhos da real benignidade
Ponde no chão: vereis um novo exemplo
De amor dos pátrios feitos valerosos,
Em versos divulgado numerosos.

10
Vereis amor da pátria, não movido
De prémio vil, mas alto e quase eterno:
Que não é prémio vil ser conhecido
Por um pregão do ninho meu paterno.
Ouvi: vereis o nome engrandecido
Daqueles de quem sois senhor superno,
E julgareis qual é mais excelente,
Se ser do mundo Rei, se de tal gente.

11
Ouvi, que não vereis com vãs façanhas,
Fantásticas, fingidas, mentirosas,
Louvar os vossos, como nas estranhas
Musas, de engrandecer-se desejosas:
As verdadeiras vossas são tamanhas,
Que excedem as sonhadas, fabulosas;
Que excedem Rodamonte, e o vão Rugeiro,
E Orlando, inda que fora verdadeiro,
        (……………………………………..)
19
Já no largo Oceano navegavam,
As inquietas ondas apartando;
Os ventos brandamente respiravam,
Das naus as velas côncavas inchando;
Da branca escuma os mares se mostravam
Cobertos, onde as proas vão cortando
As marítimas águas consagradas,
Que do gado de Próteo são cortadas

20
Quando os Deuses no Olimpo luminoso,
Onde o governo está da humana gente,
Se ajuntam em concílio glorioso
Sobre as cousas futuras do Oriente.
Pisando o cristalino Céu formoso,
Vêm pela Via Láctea juntamente,
Convocados da parte do Tonante,
Pelo neto gentil do velho Atlante.
                                   (Lusíadas, canto I)

1 – Identifique os excertos acima transcritos e enquadre-os na estrutura interna de Os Lusíadas.
Conteúdo (C)- 8
Forma (F) - 4
Cenário de resposta:
Os excertos acima transcritos pertencem à Dedicatória (estrofes 6-11) e ao Consílio dos Deuses (estrofes 19-20). Este episódio integra-se na Narração, a Dedicatória é uma novidade na epopeia introduzida por Camões.

2 – As três primeiras estrofes assumem claramente um carácter laudatório. Identifique quem louva, quem é louvado e, pelo menos, três motivos dignos de louvor.
C - 10
F - 6
Cenário de resposta:
A Dedicatória é um texto marcadamente elogioso. Esse carácter está bem patente nas estrofes 6 a 8 nas quais Camões louva o jovem rei D. Sebastião por ser de descêndência divina, o garante da da independência nacional, a esperança da manutenção e da ampliação do império e da fé.
3 – A estrofe 9 inicia-se com uma forma verbal. Identifique-a e refira o seu valor expressivo.
C - 8
F - 4
Cenário de resposta:
A forma verbal que inicia a estrrofe 9  a segunda pessoa de modo imperativo - "Inclinai". Neste caso concreto essa forma verbal tem o valor de pedido, isto é, chamar/captar a atenção do rei D. Sebastião para a obra do Poeta e para os exemplos de dedicação à patria dos seus antecessores, bem como de outros heróis que contribuiram exemplarmente para a contrução do Império.
3.1 – Seleccione outras formas verbais que tenham sentido idêntico.

C - 4
"Ponde", "Ouvi" - repetido em várias estrofes

4 – “Quando subindo ireis ao eterno Templo” (est. 9, v. 4), isto é, templo da fama. A fama desempenha um papel fundamental na sublimação do herói. Tendo em conta a leitura das estrofes 9 – 11, identifique as condições necessárias para se alcançar a fama.
C - 12
F - 8
Cenário de resposta:
Esta é uma parte muito polémica da Dedicatória. Camões acentua a sua função na mitificação do herói. O poeta é um agente importante nessa tarefa. É através do seu canto, do seu "pregão", isto é,  da sua obra que os feitos dos heróis perdurarão. Vereis os heróis nos meus versos. Portanto a primeira condição para se alcançar a fama é que haja um poeta que escreva, que os cante. Outra condição, é a prática de feitos em prol da pátria, pelo amor da pátria, que sejam dignos desse canto, sem qualquer contrapartida de "prémio vil", sem recompensa material.

5 – Nas estrofes 19 e 20, o poeta interliga dois planos narrativos. Identifique-os referindo as marcas linguísticas que configuram a simultaneidade.
C - 8
F -  4
Cenário de resposta:
As estrofes 19 e 20 pertencem à narração e nelas interligam-se dois planos narrativos: o Plano da Viagem de Vasco da Gama/Plano fulcral e o Plano Mitológico/Divino. A simultaneidade é conferida pelas conjunções temporais "Já" e "Quando".
6 – Identifique o recurso estilístico presente nos versos 2 e 3 da estrofe 19, referindo o seu valor expressivo.

C - 6
F - 4

Cenário de resposta:

A figura de estilo presente nesses verso é a personificação/animismo. Transferem-se as características humanas - a inquietação e o respirar - para os elementos da natureza: "As inquietas ondas apartando; /Os ventos brandamente respiravam". Essas características indicam vivacidade e calma ao mesmo tempo como se traduzisse a quietude vivida pelos homens que navegavam, em contraste com a azáfama que vai no Olimpo.
7 – Elabore um comentário com o mínimo de 80 e o máximo de 140 palavras, tendo por base a estrofe 11 e o texto que se segue:
Camões não desconhece o conceito aristotélico de verosimilhança, isto é, aquilo que é real, independentemente ter acontecido ou não, mas que é plausível. Com efeito, “os heróis portugueses não só ultrapassam essas criações da fábula, como têm a vantagem da verdade sobre a ficção. O confronto diz respeito aos heróis.”                                                      
  (Maria Vitalina Matos, A Poesia Épica de Camões)

C -18
F - 12

Desenvolver pelo menos 3 a 4 aspectos:

- A ideia de imitação dos clásscos
- A diferenciação dos clássicos/especificidade da epopeia camoniana
- Factos reais dados pela experiência, por oposição aos mitos...
- Ideia de superação dos heróis clássicos

II
1 – Leia atentamente o texto que se segue e responda às questões formuladas.
Hoje, ao criar-se um sítio na internet, estamos a lançar informação para um espaço virtual, para uma terra de ninguém que tem a qualidade única e insubstituível de todos ali podermos poisar os pés. Aqui e acolá levantam-se vozes contra isso, mas actualmente, ninguém ousa discutir as vantagens daquele instrumento de comunicação. Os antagonistas dariam uma pálida imagem da evolução tecnológica.
1.1 – Identifique, pelo menos, dois deícticos pessoais, dois temporais e dois espaciais.

P- 6       Ninguém, todos
1.2 – Considere a forma verbal estamos (linha 1). Identifique as referências deícticas que exprime.

P - 6        Pessoais, temporais e espaciais
1.3 – O pronome relativo substitui nomes ou expressões nominais. Identifique o antecedente de que, linha 2).

P- 6     "terra de ninguém"/"espaço virtual"
1.4 – Considere os adjectivos virtual (linha 1) e pálida (linha 4) e assinale verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações que se seguem, por exemplo, g) – F.

P - 6
a) ambos têm valor objectivo        b) ambos têm valor restritivo            c) virtual têm valor restritivo
d) ambos têm valor subjectivo     e) pálida tem valor subjectivo           f) têm valor não subjectivo
c) e e) são verdadeiras, as outras falsas
III

Dos temas propostos, escolha apenas um deles para a sua composição. O texto de carácter argumentativo expositivo deverá ter entre 180 e 260 palavras.

A – Tendo em conta a leitura do episódio de Inês de Castro, considere a hipótese de restaurar a pena de morte em Portugal. Apresente, pelo menos, dois argumentos contra ou a favor, recorrendo a exemplos que ajudem a sustentar a sua posição.

B – Como sabemos, a Europa sofre um grande constrangimento em termos de natalidade. Com efeito, os estados têm apostado em medidas sanitárias e outras que desfavorecem a natalidade, como a divulgação das medidas anticoncepcionais. A Europa envelhece a passos largos, colocando em causa a coesão social. Apresente, pelo menos, dois argumentos a favor ou contra, recorrendo a exemplos que reforcem a sua posição.


                                                                       Votos de bom trabalho, Jorge Marrão




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