segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ficha sobre subordinação - COMPLETIVAS

As orações subordinadas substantivas completivas ou integrantes foram apresentadas na semana passada. Têm normalmente a função de um nome ou expressão nominal, daí a designação de substantivas, desempenhando a função de complemento directo de um verbo declarativo, como: dizer, comunicar, declarar, anunciar, avisar, perguntar, questionar,.... e de outros verbos como os volitivos (que exprimem a vontade), como: querer e desejar, e ainda o verbo saber, entre outros. A oração completiva também pode desempenhar a função sintáctica de sujeito. Vamos descobrir.

Temos as completivas iniciadas pelas conjunções que e se.

Não confundir este QUE com o pronome relativo.

Não confundir este SE, com a conjunção condicional.

Veja-se ficha sobre Frase simples e complexa, neste Blogue.

As iniadas pela conjunção se eram as antigas orações subordinadas interrogativas indirectas.
         A Maria pergunou-lhe:
EX: -Vais à Futurália este ano? (interrogativa directa)

        A Maria perguntou-lhe  se ia à Futurália este ano. (a destacada seria a oração subordinada interrogativa indirecta)

        Designa-se na nova terminologia linguística: oração subordinada substantiva completiva ou integrante, mais conhecidas por substantivas completivas, isto é completam o sentido de uma outra oração, verbo...

       Análise sintáctica dessas frases:

Sujeito: A Maria

Predicado: perguntou-lhe se ia à Futurália este ano.

O predicado é constituído pela forma verbal do verbo perguntar (perguntou e o complemento directo, que é uma oração: se ia à Futurália este ano).
Pronome pessoal lhe, com função de complemento indirecto.

Faça-se o teste com a pergunta sobre o verbo: preguntou o quê? (se ia....., logo é CD). Perguntou-lhe isso.

Exercício
Lê atentamente as seguintes frases complexas:

a) Os alunos não sabiam que o professor iria faltar, por isso compareceram logo às oito.

b) Os alunos perguntaram ao professor se ia ver o jogo entre o Benfica e o sporting, apesar de ter respondido que era adepto de um dos clubes, confirmou que não ia.

c) Os alunos que se esforçaram tiveram bons resultados, embora um pouco abaixo do esperado.

d) É importante que todos percebam a matéria, porque isto vai sair no teste da próxima semana.

e) O pai do Tiago levou a carro à oficina e o mecânico avisou que necessitava de pastilhas novas.

f) Para o teste, é indispensável que todos tragam folha timbrada da escola para que não percam tempo nem perturbem o início da prova.

g) Todos desejam que chegue a interrupção do carnaval, entretanto vamos fazer um último esforço, que é para o bem de todos, para conseguirmos os nossos objectivos.

h) Que todos obedeçam às leis, é justo.

i) Violam as leis de tal modo que deviam ser proíbidos de exercer a sua cidadania, mas sabem que nada lhes acontece.



1.1 - Identifica o sujeito e o complemento directo ou predicativo do sujeito, conforme o caso, dos verbos destacados.

1.2 - Divide e classifica as orações de cada um dos períodos.

2 - Dada a seguinte frase, constrói uma frase complexa, substituindo a expressão destacada por uma oração subordinada substantiva completiva:

Todos sentiram a tempestade a aproximar-se.

3 - Dada a seguinte frase, constrói uma frase complexa, substituindo a expressão destacada por uma oração subordinada substantiva completiva:

A sua presença é importante.

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