A) | (1961), sob a ditadura de Salazar |
B) | (1861), sob a ditadura de Salazar |
C) | (1761), sob a ditadura de Salazar |
2 - O recurso à distanciação histórica e à descrição das injustiças praticadas no início do século XIX em que decorre a acção permitiu-lhe, assim, colocar também em destaque as injustiças do seu tempo e a necessidade de lutar pela liberdade.
A) | verdadeiro |
B) | falso |
3 - “Felizmente Há Luar!”, de Sttau Monteiro, é um:
A) | drama romântico, de carácter social, dentro dos princípios do teatro épico. Na linha do teatro de Bertolt Brecht, exprime a revolta contra o poder e a convicção de que é necessário mostrar o mundo e o homem em constante devir. |
B) | drama narrativo, de carácter social, dentro dos princípios do teatro épico. Na linha do teatro de Bertolt Brecht, exprime a revolta contra o poder e a convicção de que é necessário mostrar o mundo e o homem em constante devir. |
4 - Recorrendo ao teatro épico, coloca em palco essas primeiras manifestações sociais e políticas que levaram à revolução comunista, para que o espectador se posicione criticamente, mas estranho à acção, como sucedia no teatro clássico, preocupado em despertar os sentimentos e as emoções no público.
A) | verdadeiro |
B) | falso |
5 - O momento em que Vicente, um elemento do povo, tece comentários desfavoráveis acerca do general (“estrangeirado” e não aliado do povo) ocorre no:
A) | primeiro acto |
B) | segundo acto |
6 - No primeiro acto Manuel interroga-se "Que posso eu fazer? Sim, que posso eu fazer?"; através do seu monólogo, o espectador (ou o leitor) tem conhecimento da prisão de Gomes Freire ocorrida na madrugada anterior.
A) | verdadeiro |
B) | falso |
7 - Cada um dos actos apresenta uma estrutura paralela e, a partir dos diálogos entre os governadores e os delatores, os episódios do segundo acto surgem como uma consequência daqueles que ocorrem no primeiro: o primeiro acto termina com a prisão de populares que conspiravam contra o governo e com o apelo de "morte ao traidor Gomes Freire d'Andrade", feito por D. Miguel.
A) | verdadeiro |
B) | falso |
8 - Em “Felizmente Há Luar!”, Sttau Monteiro socorre-se da figura do general Gomes Freire de Andrade para debater a situação do povo que vive na miséria e dependente das classes dominantes.
A) | verdadeiro |
B) | falso |
9 - Gomes Freire de Andrade é, sem dúvida, a personagem central da peça, embora só apareça na última cena.
A) | verdadeiro |
B) | falso |
10 - O General Gomes Freire de Andrade é:
A) | para os populares - é um herói de grande coragem e justiça |
B) | para Matilde e Sousa Falcão - é uma ameaça ao poder absolutista |
C) | para os governadores - é um amigo, honesto, destemido, corajoso; aquele que luta pelos seus ideais, enfrentando o poder instituído |
11 - Na obra “Felizmente Há Luar!” é possível aglutinar as personagens em grupos, de acordo com a função que desempenham ao longo da acção. Assim temos o Povo, os Traidores do Povo e os Governantes. O Principal Sousa que representa a interferência da Igreja no Estado, insere-se no terceiro. Fazem parte deste grupo:
A) | o Marechal Beresford e D. Miguel Forjaz |
B) | o Vicente, o Andrade Corvo e o Morais Sarmento, um popular |
C) | os populares: Manuel, Rita, Antigo Soldado, Primeiro Popular, Segundo Popular, Terceiro Popular, Uma Velha e Uma Voz |
12 - Beresford, poderoso, mercenário, interesseiro, calculista, trocista, sarcástico, expressa a sua opinião sobre Portugal dizendo:
A) | "Neste país de intrigas e de traições, só se entendem uns com os outros para destruir um inimigo comum e eu posso transformar-me nesse inimigo comum, se não tiver cuidado." |
B) | "dá esmola aos pobres e condena à forca os que pretendem acabar com a pobreza"; "condena... em nome de Cristo e mente em nome do Estado". |
13 - D. Miguel Forjaz, representante da classe da nobreza, revela um carácter prepotente e corrupto.
A) | verdadeiro |
B) | falso |
14 - Para os governadores o General Gomes Freire de Andrade é uma ameaça ao poder:
A) | liberal |
B) | absolutista |
15 - Matilde:
A) | exprime romanticamente o amor, reage violentamente perante o ódio e as injustiças, afirma o valor da sinceridade |
B) | mesquinha e medíocre, reveste-se de um falso humanismo e de solidariedade duvidosa, para fomentar a ira popular contra Gomes Freire |
16 - Manuel revela o desânimo, a impotência e a passividade da massa popular perante a situação. Razões:
A) | denuncia a opressão a que o povo tem estado sujeito ((as Invasões Francesas; a ''protecção'' britânica, após a retirada do rei D. Dinis para o Brasil) e a incapacidade de conseguir a libertação e de sair da miséria em que se encontra |
B) | denuncia a opressão a que o povo tem estado sujeito ((as Invasões Francesas; a ''protecção'' britânica, após a retirada do rei D. João VI para o Brasil) e a incapacidade de conseguir a libertação e de sair da miséria em que se encontra |
C) | denuncia a opressão a que o povo tem estado sujeito ((as Invasões Francesas; a ''protecção'' britânica, após a retirada do rei D. Afonso IV para o Brasil) e a incapacidade de conseguir a libertação e de sair da miséria em que se encontra |
17 - A acção decorre na cidade de Lisboa encontrando-se esta ligada quer à opressão e violência exercida pelos Senhores do Rossio, os governantes, quer ao descontentamento e miséria do povo. Na verdade, encontramos referências ao Cais do Sodré, ao Largo do Rato, ao café Marrare, ao Campo de Sant'Ana, ao Forte de S. Julião da Barra e ao Rossio.
A) | verdadeiro |
B) | falso |
18 - Matilde, na tentativa desesperada e derradeira de salvar o seu homem, assume uma voz de consciência sobre a injustiça humana. Daqui nasce a duplicidade do título: ironia e crueldade, nas palavras de D. Miguel, para quem, porque "Felizmente há luar", a imagem da execução ficaria na memória dos lisboetas durante muito tempo, como exemplo do que espera os que tentam lutar pela liberdade; contraposta ao "Felizmente há luar" gritado por Matilde no final da peça, para quem a imagem da fogueira onde arde o general será o clarão que "há-de incendiar a terra e abrir as almas".
A) | verdadeira |
B) | falsa |
19 - Ao escolher a saia verde para esperar o companheiro após a morte, Matilde destaca a "alegria" do reencontro ("agora que se acabaram as batalhas, vem apertar-me contra o peito").
A) | verdadeiro |
B) | falso |
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