terça-feira, 24 de maio de 2011

Testa os teus conhecimentos

Lê atentamente as questões e assinala a opçao correcta.

“Memorial do Convento” faz a exaltação da acção governativa de D. João V.
    A)Verdadeiro


    B)Falso


2 - “Memorial do Convento” apresenta-nos uma visão restrita do Portugal do início do século XVIII.

    A)Verdadeiro


    B)Falso


3 - “Memorial do Convento” é uma narrativa histórica que abrange cerca de 30 anos (1711-1739) da História do Portugal do século XVIII.

    A)Verdadeiro


    B)Falso


4 - Em “Memorial do Convento”, História e ficção constituem um todo.

    A)Verdadeiro


    B)Falso


5 - “Memorial do Convento” não se afasta do conceito tradicional de romance histórico.

    A)Verdadeiro


    B)Falso


6 - “Memorial do Convento” pode ser considerado um romance histórico de intervenção social, porque o paralelo com a situação de ditadura, que se viveu no Portugal dos anos 30 aos anos 70 do século XX, é constantemente sublinhado.

    A)Verdadeiro


    B)Falso


7 - Há, também, alguns críticos literários que consideram “Memorial do Convento” um romance de espaço, uma vez que há toda uma atmosfera epocal criada a partir da referência a espaços, hábitos e costumes que recriam um determinado ambiente histórico-social.

    A)Verdadeiro


    B)Falso


8 - É a partir dos pressupostos filosóficos e políticos que José Saramago vai construir o romance “Memorial do Convento”.

    A)Verdadeiro


    B)Falso


9 - Para Saramago, a omnipotência do narrador é inquestionável.

    A)Verdadeiro


    B)Falso


10 - Toda a narrativa é produto da memória do narrador.

    A)Verdadeiro


    B)Falso


11 - O estilo de Saramago caracteriza-se pela manutenção das regras do discurso literário tradicional.

    A)Verdadeiro


    B)Falso


12 - A construção do convento de Mafra e a história de amor entre Baltasar e Blimunda são os eixos estruturadores do romance.

    A)Verdadeiro


    B)Falso


13 - A acção principal inicia-se com D. João V a ir ao quarto da esposa para conseguir um herdeiro para o trono.

    A)Verdadeiro


    B)Falso


14 - A acção principal inicia-se com Baltasar a assistir ao auto-de-fé. Entre os condenados pela Inquisição, encontra-se Sebastiana Maria de Jesus.

    A)Verdadeiro


    B)Falso


15 - Enquanto leitores, assistimos ao desvario megalómano do rei e ao imenso sofrimento do povo (operários escorreitos e estropiados, cegos, paralíticos).

    A)Verdadeiro


    B)Falso


16 - O narrador de “Memorial do Convento” "viaja" ao longo do tempo, construindo um tempo uno.

    A)Verdadeiro


    B)Falso


17 - O narrador, que se move entre passado e presente, controla a acção e as personagens, antecipando-se ao futuro e, muitas vezes, emitindo opiniões e juízos de valor direccionados claramente ao narratário, talvez mesmo ao público leitor do século XX.

    A)Verdadeiro


    B)Falso


18 - “Memorial do Convento” não suscita uma profunda reflexão sobre a condição humana.

    A)Verdadeiro


    B)Falso


19 - “Memorial do Convento” eleva o povo a verdadeiro herói da construção do convento de Mafra.

    A)Verdadeiro


    B)Falso


20 - A denúncia da situação miserável do povo constitui um dos eixos fundamentais de “Memorial do Convento”.

    A)Verdadeiro


    B)Falso


21 - Na verdade, a primeira impressão que se tem ao ler um texto de Saramago é que o seu estilo, a sua linguagem brotam de uma forma intempestiva, subvertendo as regras tradicionalmente aceites como "correctas".

    A)Verdadeiro


    B)Falso


22 - Durante nove anos Blimunda procura Baltasar e vai encontrá-lo em Lisboa, a ser queimado num auto-de-fé.

    A)Verdadeiro


    B)Falso

fonte: http://www.edusurfa.pt/

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