sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A Invocação

     Invocar significa apelar, pedir, suplicar. Deriva do verbo latino: uoco, uocas, vocare, vocaui, uocatum = chamar  (in+uocare)

     Na Invocação, Camões dirige-se às Tágides, as ninfas do Tejo, (neologismo recente) pedindo-lhes que o ajudem a cantar os feitos dos portugueses de uma forma sublime:

“Dai-me agora um som alto e sublimado,
Um estilo grandíloco e corrente,”

Tratando-se de um pedido, a Invocação assume a forma de discurso persuasivo, onde predomina a função apelativa da linguagem e as marcas características desse tipo de discurso – o vocativo e os verbos no modo imperativo - determinam a estrutura do texto:

E vós, Tágides minhas, (...)
Dai-me (...)
Dai-me (...)
Dai-me (...)


Note-se a estrutura anafórica e a apóstrofe:

Apóstrofe
Anáfora
A apóstrofe consiste na interpelação ou invocação de alguém ou de alguma coisa personificada, por meio de um vocativo.
Repara: para invocar as ninfas, Camões utiliza o vocativo.
O vocativo pode estar presente numa frase quando se pretende chamar ou invocar alguém, utilizando-se para isso um nome ou expressão equivalente. O vocativo na frase é móvel, pois pode surgir no princípio, no meio ou no fim, mas está destacado por vírgulas.
A Anáfora é uma figura de estilo que consiste em repetir a mesma palavra no princípio de várias frases ou versos.
A forma verbal “Dai-me” (modo imperativo) surge repetido três vezes no início do verso: trata-se da figura de estilo anáfora.
     O poeta pede às Tágides o estilo elevado que a epopeia e a grandiosidade do assunto requerem; o " som alto e sublimado ", exigido pelo " novo engenho ardente " que as ninfas colocaram nele. Como poeta experiente que é, sabe que a tarefa a que agora se propôs exige um estilo e uma linguagem de grau superior, por isso estabelece ao longo das duas estâncias um confronto entre a poesia lírica, há muito por ele cultivada, e a poesia épica, a que agora se abalança. É uma espécie de mini tratado da poética:

POESIA LÍRICA
POESIA ÉPICA
verso humilde
agreste avena
frauta ruda 
novo engenho ardente
som alto e sublimado
estilo grandíloco e corrente
fúria grande e sonorosa
tuba canora e belicosa
     Esse confronto serve-lhe para marcar a superioridade relativa da poesia épica sobre a lírica.

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